Patricia Galvão Eventos e Cerimonial



5 dicas para planejar o casamento da melhor maneira possível





O casamento é um momento muito especial para os noivos e convidados, e merece ser planejado com todo o carinho e cuidado.

São muitas escolhas e decisões importantes que vão determinar o status de sonho realizado com sucesso. Com tantas responsabilidades e emoções à flor da pele nesse período, é normal ficar perdida ou não saber por onde começar.

Mas pode ficar tranquila! Para te ajudar a planejar o casamento da melhor maneira possível, preparamos 5 dicas imperdíveis, continue a leitura e confira!

1. Defina o estilo da cerimônia e festa

Hoje em dia, os casamentos apresentam muitas variações de acordo com o gosto e estilo dos noivos. Mas se você deseja fazer um casamento tradicional, com tudo o que manda o protocolo, também não há problemas — os casamentos clássicos nunca saem de moda.

Entretanto, é possível personalizar alguns detalhes ou fazer algo realmente fora do convencional, como um casamento temático. Algumas perguntas podem te ajudar a definir o estilo que mais combina com o seu casamento.

Faz questão de casar na igreja? Ou prefere cerimônia e festa no mesmo local? O que combina mais com vocês: um salão de festas suntuoso ou casamento campal? Quem sabe seu sonho seja casar na praia, em um destination wedding?

Formal ou informal, religioso ou não, o importante é que o casamento tenha a cara dos noivos!

2. Faça uma lista prévia de convidados

Antes de começar a pesquisar os fornecedores — o que deve ser feito com o máximo de antecedência possível —, é importante saber pelo menos qual será o número médio de convidados do seu casamento, já que isso vai influenciar diretamente em alguns serviços, como buffet, local da cerimônia e da festa, lembrancinhas, etc.

É claro que você pode ir fazendo modificações na lista, mas é importante definir alguns pontos de antemão. Pretende convidar todos os amigos e parentes ou só aqueles mais íntimos e próximos do casal? O importante é que você não se sinta obrigada a convidar ninguém por educação.

Os casamentos cada vez mais vêm perdendo o caráter de evento social e se tornando comemorações em que participam realmente as pessoas que são importantes na vida do casal. Prova disso é a tendência dos mini weddings, que são casamentos com 30 a 80 convidados, em média.

3. Estabeleça um cronograma e o orçamento

Com o estilo do casamento e o número médio de convidados definidos, o próximo passo é criar um cronograma de atividades mês a mês até a data do casamento, para não correr o risco de deixar nada para a última hora. Alguns sites disponibilizam modelos prontos de cronogramas, o que pode facilitar bastante a vida dos noivos.

Além disso, é imprescindível estabelecer o montante disponível para arcar com os custos da cerimônia e festa, adequando a escolha dos fornecedores de acordo com seu orçamento e programando os pagamentos também no cronograma.

4. Contrate uma assessoria especializada

Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, a assessoria não é um gasto a mais ou dispensável. Na verdade, é ela que pode te ajudar a fechar as contas, realizando seus desejos para um dos dias mais importantes de sua vida.

Com toda a experiência e expertise que possuem, elas podem te indicar os prestadores de serviço que vão atender suas expectativas e que cabem no seu bolso, evitando extrapolar muito o orçamento ou cair em ciladas.

5. Crie um site com todas as informações do casamento

O site é uma forma prática de reunir informações úteis sobre o seu casamento, como orientações para chegar ao local da celebração, dicas de salões de beleza e hotéis para convidados de outras cidades e dress code. Você pode ainda disponibilizar a lista de presentes no site e um espaço para a confirmação de presença. Várias plataformas oferecem esse serviço gratuitamente.

Seguindo esses passos, pode ter certeza de que planejar o casamento será muito mais fácil e prazeroso, culminando em uma comemoração à altura do que você sonhou para o grande dia.

Para ficar por dentro de tudo do universo de casamentos e ter acesso a mais dicas como essas, siga nosso Facebook e Instagram!