Aprenda a montar uma lista de presentes para o seu casamento | Patricia Galvão Eventos e Cerimonial



Aprenda a montar uma lista de presentes para o seu casamento





 

Ao organizar um casamento, os noivos devem considerar vários itens. Entre eles está a lista presentes, que sempre gera muitas dúvidas, pois nem todos sabem a melhor forma de oferecer praticidade aos convidados na hora de adquirir o presente. Por isso, é sempre interessante seguir algumas regras e agir com bom senso e delicadeza para não passar a impressão de que tudo gira em torno dos presentes.

Para você que está com a data marcada e tem dúvidas sobre como montar a lista de presentes para o seu casamento, preparamos algumas dicas que vão dar um direcionamento nesse quesito. Contudo, a realidade cultural da sua região deve ser considerada.

Crie a lista com antecedência

Alguns convidados deixam a aquisição do presente para a última hora, enquanto outros preferem se organizar e evitar correria. De qualquer forma, montar a lista de presentes com antecedência permite que as pessoas se programem.

Monitore preços e pesquise descontos

Não é porque são os convidados que vão pagar que você não precisa pesquisar. Algumas lojas oferecem descontos especiais para lista de presentes, e existem ainda as que são especializadas nesse mercado, o que favorece a negociação do melhor preço e evita que os presentes mais procurados estejam faltando no estoque.

Procure várias lojas físicas e online e veja qual a melhor proposta. Tenha certeza de que os gerentes farão um esforço para que você escolha a loja deles. Também não há nada de errado em deixar a lista em mais de uma loja; assim, a escolha fica por conta dos convidados.

Por maior que seja o poder de compra do seu convidado, faz parte do universo de consumo buscar as melhores propostas.

Elabore a lista de presentes com opções de valores variados

Nesse caso, é fundamental conhecer o poder aquisitivo dos familiares e do seu círculo de amizade, pois, na maioria das vezes, existem diferenças significativas entre os convidados. Aumentado as opções de preços, cada convidado ficará livre para escolher o presente que melhor se encaixe no orçamento.

O ideal é se basear em itens necessários para o lar, desde jogos de café e jantar até eletrodomésticos. Se algum convidado quiser dar um presente especial ele o fará, mesmo que não esteja na lista.

Deixe a lista de presentes em loja física e online

Com o crescimento dos e-commerces e o aumento da confiança dos consumidores nesse tipo de mercado, muitas pessoas preferem lançar mão desse conforto na hora de adquirir o presente. Por outro lado, há pessoas que ainda não possuem o costume de comprar pela internet. Cabe a você pensar no seu convidado e fornecer o máximo de opções para facilitar a vida de todos. A melhor forma é deixar a lista em, pelo menos, uma loja física e uma online.

Alguns sites especializados em lista de presentes para casamento oferecem a opção de troca do produto por dinheiro. Essa é uma ótima alternativa para o caso de presentes repetidos ou se os noivos já tiverem uma casa montada e equipada e preferirem investir o dinheiro na lua de mel.

Evite enviar o cartão da loja onde está a lista de presentes

Apesar de ser uma prática utilizada, alguns podem considerar deselegante. O ideal é comunicar os familiares dos noivos ou montar um site ou blog. Caso alguém solicite, o cartão da loja poderá ser enviado posteriormente.

A lista de presentes é uma ótima oportunidade dos convidados conhecerem os gostos dos noivos, mas nada impede que escolham outra loja ou itens que não constavam na lista. Lembre-se de que sempre existe uma possibilidade de troca por outro produto do mesmo valor ou até de maior valor, pagando a diferença. O importante é celebrar e tornar esse momento inesquecível.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre organização de casamentos? Curta nossa página no Facebook!