Casamento Aline e Rafael | Patricia Galvão Eventos e Cerimonial



Como escolher a melhor data de casamento?





Ficaram noivos? Que bom! Mas ainda estão na dúvida de qual será a data de casamento?

A escolha desse dia costuma ser uma difícil tarefa para os noivos. Afinal, é a definição de uma das datas mais importantes das suas vidas. Por isso, vários fatores devem ser levados em consideração para que essa escolha seja muito bem-feita.

Sendo assim, preparamos algumas dicas de como definir o melhor dia para esse evento tão significativo na vida do casal.

Leve em consideração o simbolismo da data

Já pensou em como seria muito mais emocionante se pudessem dizer o sim em uma data que seja marcante para vocês? Como o dia em que começaram a namorar, ou o dia em que se conheceram, por exemplo. Quem sabe no aniversário de um dos dois ou uma data importante para uma das famílias?

Muitos casais optam por uma data que traga um significado, a fim de proporcionarem um simbolismo ainda maior ao dia.

Pense na possibilidade desse momento coincidir com um dia comemorativo

Alguns casais menos tradicionais têm feito festas temáticas, em um feriado, ou data comemorativa, como dia dos namorados, por exemplo; outros têm aproveitado o encanto de certas datas como natal ou ano novo.

Além disso, se você optar por um dia de feriado para o casório, pode facilitar a ida dos convidados, ainda mais se forem de outras cidades, ou se o casamento for em um destination wedding, como na praia, por exemplo.

Observe qual o melhor período do ano para se casarem

Leve em consideração o local e o estilo do evento e qual estação do ano será mais favorável. Além disso, pense sobre como vocês desejam que esteja no dia da cerimônia: calor, frio, florido…

Por exemplo, se seu casamento for a céu aberto, é importante escolher uma data com pouca probabilidade de chuva. Se prefere maior elegância, opte por um período mais frio. O importante é planejar a fim de minimizar os imprevistos.

Veja a melhor época para os convidados especiais

Além da data de maior conveniência para os noivos, deve ser verificado com os convidados especiais qual a melhor data para eles. Pode ser que vocês tenham um casal de amigos que fazem questão que sejam padrinhos e o filho deles irá se casar no mesmo dia. Sendo assim, analisem sobre alterar os planos.

Procure conversar com os convidados antes de definirem a data. Mas lembre-se, esses diálogos devem ser para ajudarem na decisão dos noivos, entretanto, quem dá a palavra final é o casal.

Considere o orçamento para a data de casamento

Veja se até a data vocês terão o valor que precisam para a realização do evento. Não sejam precipitados, mantenham os pés no chão e façam um bom planejamento financeiro. Levem em consideração que os preços podem variar conforme o período do ano. Se fazem questão de se casarem em maio ou setembro, os preços serão mais elevados, pois a procura é maior.

Defina suas prioridades conforme o orçamento, optando pelo que se ajustará melhor às suas condições.

Descarte as datas não tão boas

Antes de marcar o dia, não se esqueça de excluir as datas problemáticas, como os dias da semana, em que será mais difícil para seus convidados estarem presentes.

Caso pense na possibilidade de se casar em datas comemorativas, veja se não terá problemas com os fornecedores. Se marcar o casório para o natal ou ano novo esteja ciente de que boa parte de seus convidados poderão estar viajando.

Agora que você já aprendeu essas dicas de como escolher a melhor data de casamento, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Foto da capa: Rafael Fontana